00 - Princípios de Persuasão

Princípios da Persuasão


Embora muitas vezes conotada com práticas negativas, a persuasão é algo que todos, consciente ou inconscientemente, usamos ou é usada em nós diariamente. Por persuasão entenda-se o uso de comunicação para alterar atitudes, crenças ou comportamentos de outras pessoas. É importante referir que essa mudança deve ocorrer voluntariamente e não através da força o da coerção.

O estudo das estratégias de persuasão tem sido um tópico de interesse por parte de vários psicólogos sociais, com especial destaque para Robert Cialdini. Este autor definiu 6 normas, ou princípios, gerais de persuasão nos quais se inserem várias tácticas e estratégias que todos os dias são usadas por profissionais de marketing, publicidade ou vendas para promoverem os seus produtos ou serviços, por organizações a tentarem promover práticas e comportamentos mais saudáveis, ou por pessoas comuns na procura de conseguir favores daqueles que nos são mais fortes.

Nesta série de posts explorei os 6 princípios de persuasão definidos por Cialdini, fornecendo para cada um dos princípios um exemplo concreto que melhor evidencie a forma como funcionam.