Leitura Fria - Efeito Forer e Ética - 2

O psicologo Bertram Forer começou em 1949 a estudar um efeito conhecido desde a antiguidade chamado de  “O Engano da Validação Pessoal”. Esse “efeito” ou teoria diz que quando você dá um numero ou uma alegação tanto vaga quanto específica sobre uma pessoa, a pessoa tende a lembrar e dar significância as alegações ou numeros que são corretos ou favoráveis e descartar as insignificantes ou até mesmo esquecer delas. Forer fez uma pesquisa para determinar se as pessoas eram capazes de avaliar suas próprias personalidades usando um texto de um livro de astrologia comprado em uma banca de jornal. O texto era o seguinte:

“Algumas de suas ambições tendem a ser fora do real. As vezes você é extrovertida, sociável e a amigável e as vezes você é introvertida e reservada. Você descobriu que não é sábio ser franca demais quando estiver se revelando a outras pessoas. Você tem orgulho de ter um pensamento independente e não aceita a opinião de qualquer um sem se contentar com provas. Você prefere uma certa quantidade de mudança e variedade e não gosta quando é censurada ou limitada por alguém. As vezes você pensa muito sobre suas decisões e se você tomou decisões certas ou fez as coisas certas. Bem disciplinada e controlada por fora, você tende a se preocupar e ser insegura por dentro. Você tem problemas na sua personalidade mas você geralmente é capaz de compensar esses problemas. 

 

Você tem uma grande capacidade que você não usa em sua vantagem. Você tem uma tendência em de ser crítica demais com você mesma. Você tem uma necessidade de outras pessoas gostarem e admirarem você”.

Como já mencionado no artigo anterior todas essas frases são hoje conhecidas como frases de Barnum.

Esses textos foram dados a um grupo de pessoas sem as pessoas saberem que todos eles estavam na verdade com os mesmos textos. Depois de lidos os textos, deram, em média, em uma escala de 1 a 5, uma nota de 4,3 para eles! Ao contrário do que se possa pensar, a influência do efeito Forer não está limitada somente às pessoas mais ingênuas ou menos educadas da sociedade. Pesquisas mostram que até aqueles que tem um alto nível de educação e consideram ter uma grande força de vontade também estão sujeitos ao efeito Forer.

Fatores que afetam o uso das frases de Barnum

Um dos fatores é o efeito das frases negativas versus as positivas. Como falamos, as frases positivas são muito mais aceitas. 

As frases negativas são mais aceitas se forem faladas por alguém de maior autoridade ou status. As frases negativas também são mais aceitas quando uma solução é proposta, por exemplo: “Você tende a ser muito crítica com você mesma e isso pode te deixar muito estressada, você deve aprender a controlar esse sentimento.”

Um pouco de ética na leitura fria

Nunca alegue ter poderes sobrenaturais. Nunca baseie sua leitura num contexto religioso. Nunca finja que está se comunicando com mortos. Nunca induza as pessoas a procurarem mais leituras.

Toda essa teoria que estamos vendo deve ser usada somente para fins de entreter outras pessoas.